Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Neste post da série A cor na Moda, vamos falar do vermelho; a cor mais poderosa de todas.
Vermelho vem do latim vermilicus [verme, inseto (a cochonilha)]. Desta se extrai uma substância escarlate, o carmim, e chamamos a cor de carmesim [do árabe: quirmesi (vermelho ou escarlate)].
Foi a primeira cor que o homem batizou e acredita-se, é também a primeira que os bebês enxergam. Por isso, é a cor ensinada às crianças antes de todas as outras. De tão explorada na publicidade, costuma ser a mais incômoda. Eu um aspecto positivo representa força, confiança, coragem e paixão, por outro lado, pode indicar também, desafio, agressividade, tensão e causa alto impacto visual.
Segundo o misticismo indiano é o mais baixo dos sete chakras ou centros de energia.
Na moda, o vermelho é bastante indicado para mulheres de pele morena, cabelos preto-azulados e olhos castanhos escuros (eu! haha).
Como eu disse, é uma cor poderosa e deve ser usada com bastante cautela e quando combinada com outras cores pode causar um efeito indesejado, dependendo da ocasião que for utilizada. É a cor do amor e do erotismo e materializa-se nos lábios vermelhos (lembremos de Marilyn Monroe em Os homens preferem as loiras, usando batom vermelho), considerada a cor do pecado, das transgressões e dos tabus. Por isso pode ser usado em um encontro romântico, entretanto, como é uma cor quente (a mais quente das cores), pode gerar mais desejo do que o esperado, mas isso também vai depender da roupa.
- Associação material: cereja, rubi, guerra, sinal de parada, perigo, vida, fogo, sangue, lábios, mulher, feridas, conquista.
- Associação afetiva: dinamismo, força, energia, revolta, movimento, , coragem, intensidade, paixão, vigor, glória, calor, violência, excitação, ira, emoção, ação, agressividade, sensualidade.
O cinema explora a cor de maneira muito diversa, desde a relação com as guerras como em The Game of Thrones, como o cineasta Pedro Almodóvar sempre explora bastante a cor em seus filmes, ou no filme O fabuloso destino de Amelie Poulain que tem o vermelho com uma das cores predominantes.
Outro exemplo interessante de ser citado é a série O conto da Aia (título original - The handmade tale), série que teve sua primeira temporada exibida em 2017, baseada no livro de mesmo nome da escritora Margaret Atwood, tem uma relação interessante com a cor vermelha.
As "aias" (personagens chave da trama) usam uma veste longa de cor vermelho bem forte (sangue), pois elas são as únicas mulheres que tem a capacidade de gerar filhos, além disso, apenas em ambientes felizes as cores são quentes.
O vermelho é uma cor altamente poderosa, entretanto as diferenças de suas matizes podem afetar consideravelmente a reação do observador. Quanto mais profundo e fechado, menos poderoso sexualmente ele é, por exemplo.
O uso do vermelho com base amarela (vermelho-tomate) , por exemplo, atrai mais o público masculino do que o vermelho com fundo azulado. Isso porque os homens se sentem mais atraídos pelo "perigo" que está implícito em um vermelho com base amarela.
Nos anos 20, as mulheres usavam batons vermelho puro-shoking para expressar sua liberdade recém liberada.
As mulheres que usam vermelho são normalmente vistas como paqueradoras, dinâmicas e divertidas. Mas o vermelho também é a cor da dominação. A mulher vestida de vermelho está dizendo: "Olhem para mim! Vou atrás do que quero! Conquisto."
Entretetanto, vestir vermelho requer autoconfiança e segurança e essa cor deve ser reservada para ocasiões especiais ou para quando você quiser fazer uma afirmação audaciosa. Em algumas ocasiões, o vermelho pode ser a pior cor que uma pessoa pode usar, porque provoca atenção demais.
O vermelho talvez seja a mensagem de cor mais direta que você pode mandar. Não há significados ocultos aqui: paixão e poder são diretamente comunicados.
A cor surgiu nas passarelas gringas em versões monocromáticas, como no desfile da Issa (2), e na companhia do preto, dupla explorada pela Clements Ribeiro (4) e pela Marc by Marc Jacobs (1). O vermelho também tingiu padronagens clássicas, como a floral e o pied-de-poule, vistas nas coleções de Jonathan Saunders (6) e House of Holland (3), respectivamente. Independentemente da sua escolha, uma coisa é certa: você estará radiante e sexy. Quem não quer?
Veja abaixo as "poderosas" e adapte ao seu gosto e bolso.
Veja abaixo as "poderosas" e adapte ao seu gosto e bolso.
1. Vestido peplum, Market 33,
2. Bolsa sacola, Ellus,
3. Cinto, Shop 126,
4. Calça, John John
Fontes:
BUCKLAND, Raymond - O poder mágico das cores. Tradução José Rubens Siqueira de Madureira - São Paulo: Siciliano, 1989.
FISCHER-MIRKIN, Toby - O código do vestir - Os significados ocultos da roupa feminina. Tradução de Angela Melim - Rio de Janeiro: RACCO, 2001
FRASE, Tom, BANKS, Adam - O essencial da cor no design. Tradução de Luis Carlos Borges - São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2012
FARINA, Modesto , PEREZ, Clotilde , BASTOS, Dorinho - Psicodinâmica das cores em comunicação. 5º ed. ver. e ampl. - São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário