A COR NA MODA - Parte I


Olá pessoal, como vocês estão?

Hoje vamos começar falando sobre cores em uma série com sete postagens na seguinte ordem:
  • Breve histórico
  • O preto
  • O branco
  • O cinza
  • O vermelho
  • Combinações e contrastes
  • Como usar as cores em ocasiões específicas 
Breve Histórico

As cores influenciam o ser humano e seus efeitos, tanto de caráter fisiológico como psicológico, intervêm em nossa vida, criando diversos tipos de sensações. 

Neste post, falarei sobre um pouco sobre as cores, história e um pouco de sua aplicação na moda.
Elas podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e pode atuar como estimulante ou perturbador na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos.

Elas nos causam uma excitação única aos sentidos, que não é ocasionada por nenhum outro elemento visual. É possível descrevê-las apenas até certo ponto, pois sua percepção é de domínio exclusivo do aparelho visual do observador. 


Mas afinal, o que é a cor?

A cor não tem existência material. Ela é tão somente, uma sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão.
Epicuro, há mais de 2.300 anos, desenvolvendo o raciocínio de que "a cor guarda íntima relação com a luz, uma vez que, quando falta luz, não há cor", afirma que a coloração dos objetos varia de acordo com a luz que os ilumina , concluindo que "os corpos não têm cor em si mesmos".

Todas as abordagens da cor, desde as de Platão e Aristóteles, passando pelas experimentações dos pintores gregos, dos sábios árabes e artistas medievais, não chegaram a constituir uma teoria. Essa extraordinária tarefa histórica coube a Leonardo da Vinci.
Até o século XVII acreditava-se que a cor era criada diretamente pela refração da luz do Sol. Isaac Newton foi o primeiro homem, em 1666, a fracionar a luz do Sol em suas cores componentes, usando um prisma e produzindo um espectro. O prisma fazia a refração da luz branca e a dividia em sete faixas coloridas: vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta. 




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Na verdade, existe na luz, um enorme, se não infinito número de cores inteiramente distintas. Essas sete cores, no entanto, são com frequência chamadas de cores primárias; outras tonalidades e matizes podem ser produzidas com a mistura delas.

Nossos corpos selecionam e absorvem da luz do Sol, as vibrações das cores que são necessárias para seu equilíbrio. Os animais e as plantas fazem a mesma coisa. Claro que nosso próprios corpos já vibram por si mesmos, pois todas as coisas irradiam energia.
O uso da cor não se restringe apenas à moda, ela é usada na decoração, no cinema, na fotografia e até como forma de terapia.

De acordo com Alison Lurie em seu livro A linguagem das roupas "(...) certos aspectos da língua ds roupas podem ser interpretados por quase todo mundo.
O primeiro e mais importante desses sinais, e o que causa impacto maior e mais imediato é a cor. Psicólogos descobriram que o simples fato de olhar cores diferentes altera a pressão sanguínea, a pulsação e o ritmo respiratório (...)"

A percepção das cores, no entanto, não é absoluta. O valor exato de cada cor depende do contexto na qual ela se encontra, e das outras cores que estão presentes no mesmo lugar. O cérebro pode pregar peças, percebendo as cores diferentes daquilo que elas realmente são, como pode ser atestado na figura abaixo, nas quais ambas as listras do espiral são, na verdade, da mesma cor.

Como nosso olho reage à cor

A parte central da retina, ou fóvea retiniana, é constituída pelas fibras nervosas denominadas cones - devido á sua forma. Estes são responsáveis pela visão colorida. Envolvendo a fóvea, encontram-se os bastonetes sensíveis as imagens em preto e branco. No fundo do olho, correspondendo à parte central da retina há uma interrupção dos cones e bastonetes num ponto denominado ponto cego, correspondente à localização do nervo óptico. É por esse nervo que as impressões visuais são transmitidas ao cérebro.   
No que se refere aos dados fisiológicos da percepção da cor, com algumas variantes as deduções de Thomas Young são hoje mundialmente aceitas, conhecidas como Teoria Tricomática.
Segundo Young a fóvea retiliana é constituída por três espécies de fibrilas nervosas (cones) capazes de receber e transmitir três sensações diferentes. O primeiro grupo dessas fibrilas é sensível prioritariamente à ação das ondas luminosas longas e produz a sensação que damos o nome de vermelho, produzindo secundariamente as sensações do verde e do violeta. O segundo grupo é sensível prioritariamente as ondas de comprimento médio que produzem a sensação que denominamos verde, e secundariamente as ondas produzem as sensações vermelho e violeta. Enfim, o terceiro grupo é sensível prioritariamente ao violeta (azul-violetado) e secundariamente aos vermelho e verde.
Quando os três grupos de fibrilas são estimulados ao mesmo tempo com uma energia aproximada temos a sensação do branco. 
Simplificando, dizemos então que nosso olho é tricomático, por que possui três tipos de células foto sensíveis para percepção das cores, os cones. Por isso somos aptos a identificar as cores primárias em luz e pigmentos.
Quando estimulamos apenas um tipo de cone por determinado tempo, ocorre uma espécie de saturação, causando a sensação de enxergarmos a cor complementar. A cor que ilusoriamente vemos no fenômeno da pós-imagem sempre será a a cor complementar àquela observada. A cor complementar é, a grosso modo, a soma das cores que faltam à cor observada para completar o quadro das três primárias. 

Círculo cromático

Existem três cores básicas: vermelho, azul e amarelo. Isso quer dizer que todas as outras cores podem ser obtidas através de combinações destas três, em diferentes proporções. Quando se misturam duas cores primárias, obtêm-se as cores secundárias, que são o violeta, o verde e o laranja. Já as cores terciárias são a mistura de uma cor primária com uma cor secundária. Isso explica por que as cores na moda são tão importantes!
Todas as cores resultantes das misturas das cores primárias, secundárias e terciárias, estão representadas no círculo cromático. Cores em extremos opostos do círculo possuem alto contraste entre si. Lembrando que a cor preta nada mais é do que a ausência de cores e a cor branca são todas as cores juntas.



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Famílias de cor 

Dentro de cada família de cor, podem ser encontradas diferentes tonalidades, que dependem da luminosidade, da saturação e da combinação com outras cores. Quanto maior a quantidade de branco, diz-se que a cor está menos saturada. Chamam-se de cores frias aquelas relacionadas ao mar, ao céu, à água e ao gelo. Por sua vez, chamam-se de cores quentes aquelas que lembram o fogo e o sol. Seguindo este raciocínio, as cores na moda são responsáveis, também, por gerar identificação e desejo.

O estudo das cores é fundamental tanto na área do vestuário, quanto decoração, acessórios, etc. As cores dão o sentido de uma coleção, definem o tema e muitas vezes são capazes de mostrar o tema apenas pela maneira em que foram escolhidas e colocadas nas roupas.


A Influência da cor na Moda

A cor seja talvez a força mais poderosa na comunicação da moda. De acordo com Margaret Watch, diretora da Color Association of America, as flutuações nas preferências das cores estão em relação direta com a economia e o humor nacional; "(...) geralmente, reflete a economia. Numa economia muito boa, você vai ver cores vivas, limpas nítidas. Numa economia muito precária, haverá o que se chama de "cores da época de depressão". Lideram, é claro, o preto e o marrom, seguidos de outros tons sérios como o cinza, vinho e uva."
É importante acrescentar, sobre o estudo de Margaret Watch que a cor revela também o desejo social, como por exemplo, onde em alguns episódios de crise em que líderes ao se pronunciarem publicamente, usando roupas com cores específicas para passar mensagens para a população de maneira "inconsciente". 
Alguns especialistas, sobre o universo da cor, tem observado que as marcas não estão mais tão rígidas em relação às cores de "verão" ou "inverno", até porque qual o problema uma coleção ter peças neon em um período de inverno? As marcas tem usado muito essa relação do "desejo social", onde uma população que passa por um momento de crise, desejar uma roupa mais colorida para dar a ideia de alegria na tentativa de trazer essa sensação para aquele momento, e não mais apenas o significado da cor naquela coleção daquela estação.

Ainda em A linguagem das roupas, Lurie diz:  "(...) Quando alguém vem em nossa direção, a primeira coisa que vemos e a cor de suas roupas; quanto mais se aproxima, mais espaço essa cor ocupa no nosso campo visual e maior é o efeito sobre o nosso sistema nervoso. (...)"
Apesar da roupa indicar na maior parte das vezes o estado de espírito das pessoas, é preciso considerar a região, religião, idade e condição econômica da pessoa, já que esses fatores são fundamentais para a construção do estilo. 

Além das "tendências" que as cores revelam dentro de uma coleção, uma das características mais interessantes (na minha opinião) sobre elas é a mensagem que uma cor pode transmitir a respeito do humor, da personalidade ou das intenções de uma pessoa. 
Por isso, um conhecimento razoável sobre cores pode ajudar em uma ocasião específica, podendo passar uma imagem desejada dentro de uma determinada situação. 
Por exemplo, se cores escuras se retraem, seu uso dá-lhe um ar mais reservado, enquanto cores brilhantes criam expectativa de calor.
Abaixo alguns significados de sensações que as cores podem transmitir:

  • vermelho: força, saúde, vigor, amor, sexual, perigo, caridade
  • laranja: encorajamento, adaptabilidade, estimulação, atração, plenitude, gentileza
  • amarelo: persuasão, encanto, riqueza, confiança, ciúmes, alegria, conforto
  • verde: finanças, fertilidade, sorte, energia, caridade, crescimento
  • azul: tranquilidade, compreensão, paciência, saúde, verdade, devoção, sinceridade
  • violeta: tensão, poder, tristeza, piedade, sentimentalidade

Acompanhem a sequência das próximas postagens.
Boa semana e até o próxima!



Fontes:
BUCKLAND, Raymond - O poder mágico das cores. Tradução José Rubens Siqueira de Madureira - São Paulo: Siciliano, 1989.
FISCHER-MIRKIN, Toby - O código do vestir - Os significados ocultos da roupa feminina. Tradução de Angela Melim - Rio de Janeiro: RACCO, 2001
LURIE, ALISON - A linguagem das roupas. Tradução de Ana Luiza Dantas Borges - Rio de Janeiro: Rocco, 1997
PREDORSA, Israel - Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2013
BARROS, Lilian Ried Miller - A cor no processo criativo - Um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe - São Paulo: Edirora SENAC SÂO Paulo, 2011
Imagem 1: http://www.odousinstrumentos.com.br/blog/2017/04/10/percepcao-das-coresnewton-e-o-prisma/ 
Imagem 2: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2017/03/circulo-cromatico-aprenda-combinar-cores-na-decoracao.html

A COR NA MODA - Parte IV - O Cinza

Olá pessoal, como vocês estão?
No episódio de hoje falaremos sobre o cinza.



Do latim cinicia (cinza) ou do germânico gris (gris, cinza); nós utilizamos o termo de origem latina. Simboliza a posição intermediária entre a luz e a sombra. A cor cinza pode ser obtida pela mistura do branco com o preto. É uma cor neutra e também o conjunto de todos os comprimentos da onda; representa fundir os estímulos, simplificá-los. Resignação e neutralidade. Eventualmente pode significar maturidade. 

- Associação material: pó, chuva, ratos, neblina, máquinas, mar sob tempestade, cimento, edificações, coisas amorfas. 

- Associação afetiva: tédio, tristeza, decadência, depressão, velhice, desânimo, sabedoria, passado, finura, pena, aborrecimento, carência vital. 




Cinza é preto e branco misturados. De certo modo, é uma cor incerta, pois está associada com o cérebro (massa cinzenta) e com as "áreas cinzentas", que exercitam mais intelecto, e também porque está ligado à idade/sabedoria (cabelo grisalho, barba "branca").
O cinza também é a cor do refinamento, da classe, da eficiência. O prateado é uma forma mais clara do cinza e tons de prata ou platina constituem sinal de afluência.
Os matizes de cinza tem sentido diferentes dependendo do "fundo"; um cinza fechado passa ideia de seriedade, maturidade, ou seja, uma pessoa que usa uma roupa nessa cor "parece" mais responsável. Um look monocromático cinza pode indicar um indivíduo discreto, reservado, alguém que prefere não ser notado, mas pode sugerir que a pessoa que o usa é ambígua, misteriosa, intrigante.





O cinza está associado à depressão, por isso em alguns casos pode passar dar a impressão de preguiça ao se vestir. 
São facilmente combinadas com outras cores por ser neutra, tem o poder de equilibrar o look e são extremamente discretos e controlam os exageros. 
A medida que o tom cinza fica mais escuro, a ideia que ele passa é de maior discrição, mas quanto mais claro ele se torna mais refinado e sutil.





Espero que tenham gostado e até a próxima!


BUCKLAND, Raymond - O poder mágico das cores. Tradução José Rubens Siqueira de Madureira - São Paulo: Siciliano, 1989.
FISCHER-MIRKIN, Toby - O código do vestir - Os significados ocultos da roupa feminina. Tradução de Angela Melim - Rio de Janeiro: RACCO, 2001
LURIE, Alison - A linguagem das roupas. Tradução Ana Luiza Dantas Borges - Rio de Janeiro: RACCO, 1997
Fontes:

Barbie lifestyle. Será?

Oi pessoal, quanto tempo!

Já faz um tempo que eu queria falar de um assunto aqui no blog e já tinha pesquisado o assunto, então agora finalmente consegui postar. é sobre o "rosa". O rosa já vem sendo anunciado com tendência há algum tempo. A cor apareceu primeiramente associada a volta da casa de moda Elsa Schiaparelli, que criou o “rosa choque” na década de 30. Entretanto, o rosa se confirmou como tendência de moda por estar associado à boneca Barbie que completa 50 anos neste ano.

A semana de moda de Milão do segundo semestre de 2014 (já faz um tempinho) paralisou o universo fashion, e mobilizou todas as redes sociais com a divertida e excêntrica grife Moschino, que propôs todo um desfile, e que fechou o segundo dia, da semana de moda de Milão, com o ícone dos ícones, a boneca Barbie.




O diretor criativo da Moschino é o estilista gênio Jeremy Scottm que apresentou uma overdose de pink e referências às bonecas e seus acessórios. Com estampas super românticas e peças dignas de uma Barbie, a Moschino criou uma coleção que foi o desejo da temporada. Vimos muitas dessas peças nas ruas, e anda vemos algumas, mesmo depois de dois anos.
Há décadas a boneca vem mobilizando diversas ações publicitárias para o universo da moda, e chegou mesmo até chegar ao mais alto escalão da moda tendo uma criação autêntica da Barbie ‘Karl Lagerfeld’, com reprodução de look, idênticos aos de Lagerfeld, inclusive as luvas e os cabelos platinados em tonalidades brancas. A italiana Dolce & Gabanna também deu vida à boneca quando no release de seu último desfile falava que a inspiração viria de uma exótica boneca espanhola.




No Brasil, a tendência se afirmou. A top blogueira Thassia Naves também ganhou alguns exemplares de bonecas, que estão utilizando os mesmos looks destinados à própria. A estilista Patricia Bonaldi deu um passo mais à frente em sua carreira com uma parceria com a grande C&A e a Mattel, produzindo uma campanha com a sua segunda grife, a PAT BO, e a boneca Barbie.
As páginas na rede social das bonecas, depois deste evento, ganharam ainda mais seguidores e ganham todos os dias, pois a boneca é com certeza um clássico, acompanhando as tendências das passarelas de das ruas.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

A Moda atual é apenas uma cópia do passado?

Olá, tudo bem com vocês?

Sempre se ouve falar que a moda é inovadora e artística, entretanto acreditar nisso pode ser um grande erro.  Algumas fotos feitas atualmente são tão parecidas com fotografias de editoriais antigos que isso até poderia soar como plágio
, mas na maioria dos casos como esse tipo de imagem não tem direito autoral, ou, se mudada um mínimo detalhe, não pode ser considerada plágio, por isso a maioria das pessoas faz isso sem grandes problemas. A especialista em história da moda Lilah Ramzi percebeu essa forte influência que os editorias de décadas passadas têm sobre as tendências atuais. E para expor essa constatação, Ramzi comparou fotos antigas e modernas em seu blog chamado “Part Noveau”, uma expressão usada para caracterizar algo criativo que foi inspirado ou reapropriado por algo já inventado. Vejamos alguns exemplos:

 As atrizes da década de 20 continuam sendo inspiração até hoje.

 Atualmente muitas marcas tem feito releituras de modelos antigos. Na foto apenas o estilo da foto foi "copiada".


Os editoriais de moda eram raros nas revistas e fotógrafos de moda eram poucos. Grandes produções eram feitas para esses editoriais.



As capas das revistas eram muito criativas.



Nossa "pequena notável" foi inspiração para muita gente e continua sendo.






A foto de Richard Avedon é considerada clássico da fotografia de moda hoje.





Comparações com Audrey Hepburn são feitas até hoje, mas nenhuma se compara a ela (isso é a minha opinião).






Twiggy não podia faltar nas listas das copiadas. A atriz foi ícone na década de 60.






A cantora Cher sempre foi considerada ícone de moda a ponta de inspirar coleções inteiras com eu visual único e peculiar.





Madona também está entre os astros da música que inspiram moda.








A dica Elizabeth Taylor considerada ideal de beleza até hoje.




A maior parte das imagens são capas de revistas de moda, mas em alguns casos as fotos inspiram coleções completas. Na minha opinião a moda tem se renovado pouco e as décadas passadas são de uma particularidade tão única que hoje, é difícil se inventar algo, pois quase tudo já foi inventado. Um professor disse numa ocasião que quando a humanidade está saturada ela passa a "copiar" as coisas do passado. Repare como estão em alta, os brechós, a mobília vinatge, arquitetura antiga. Acredito que em breve teremos uma grande renovação no estilo de vida, pois a humanidade está saturada. 

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Casual X Chique

Olá galera, tudo bem?

Andei vendo umas revistas e alguns editoriais de moda e reparei que nos últimos tempos tem se falado muito sobre a renovação do guarda-roupas e a própria ascensão dos brechós nos mostra isso.
Não existe mais aquele preconceito sobre as roupas antigas, muito pelo contrário, quanto mais "vintage" melhor. 
Por isso eu resolvi dar algumas dicas de como você pode usar suas peças de maneira completamente diferente sem precisar gastar nada, só mudando as combinações.
Com os complementos corretos as roupas da moda se multiplicam em diferentes combinações para o inverno. Para cada peça foi criado um visual casual e um chique. Confira abaixo e solte sua criatividade.

Calça casual:
Para deixar a calça mais descolada, combine-a com camisetas. A bolsa de alça longa reforça a informalidade.



Calça chique:
Usada com salto alto, a calça alonga as pernas. O casaqueto estruturado dá um ar poderoso.



Blazer casual:
Arregaçar as mangas é um truque de styling que deixa tudo mais informal. Como a peça cobre os quadris, prefira vestidos e saias acima dos joelhos.



Blazer chique:
A modelagem reta do blazer chama ainda mais atenção quando mixada com peças escuras. O metalizado da calça atualiza a produção.


Parka casual:
A parka é o casaco ideal para um dia de passeio com a família. Basta arrematar com peças descomplicadas, como a calça sequinha.


Parla chique:
Para sofisticar, combine com modelagens mais ajustadas ao corpo e salto alto. O contraste com o couro ajuda a modernizar. Equilibre a proporção acinturando a parka com um cinto largo.




Vestido casual:
Peças pesadas, como o trench-coat, ajudam a quebrar a delicadeza do vestido. Sapatos baixos reforçam a casualidade.



Vestido chique:
Acinturado por um acessório delicado e combinado com um salto alto e fino, o modelo fica perfeito para um casamento de dia.


Camisa casual:
A camisa branca e o jeans formam uma das duplas mais clássicas da moda. Atualize com um maxicolete, que deixa tudo mais moderno.



Camisa chique:
Fechada até o colarinho e usada com uma calça toda bordada com paetês, a camisa fica sexy e nada óbvia.



Saia casual:
O estilo descontraído da saia permite a combinação com o creeper, o sapato com plataforma reta que é a sensação do momento.


Saia chique:
Elegante, o blazer de veludo preto equilibra o espírito esportivo da saia. O salto alto deixa o visual antenado. 



Espero que tenham gostado, e até a próxima!

A COR NA MODA - Parte II - O Preto

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

No segundo post da nossa série sobre cores na moda, falaremos hoje sobre o Preto.




A cor preta é a ausência da luz e corresponde a buscar as sombras e a escuridão. É a cor da vida interior sombria e depressiva. Estão associadas a ela morte, destruição, entretanto em outras situações sofisticação e requinte.
  • Associação material: sujeira, sombra, funeral, noite, fim, obscuro
  • Associação afetiva: mal, miséria, pessimismo, sordidez, tristeza, dor, melancolia, opressão, intriga, renúncia
Do latim niger (escuro, preto, negro, preto), nós utilizamos o vocábulo preto (que gera discussões inclusive!)
Considerado como clássico, quando combinado  com certas cores pode criar teor alegre, tem conotação de nobreza, seriedade e elegância.
Na corte espanhola, a cor preta se tornou popular para os dois séculos ali pelo século XVI, tanto para homens quanto para mulheres, isso porque era a cor que escondia melhor a sujeira, visto que os europeus não eram muito adeptos aos banhos. Usavam golas, lenços, chapéus brancos que davam o ar de ostentação. Em pouco tempo a moda se espalhou pela Europa e logo o preto já era popular na Holanda, Itália e Inglaterra. Mas como a moda é, foi e sempre será efêmera, "(...) quando todo mundo adota uma moda, ela logo deixa de ser exclusiva e excitante e se torna, primeiro, convencionalmente elegante, depois, meramente respeitável e, por fim, enfadonha. Esse foi o destino do preto espanhol." disse Alison Lurie em seu livro A linguagem das Roupas.




O preto como Luto:
O preto representa o "nada", a "ausência" e a "escuridão". No século XVI Anne da Bretanha deu origem ao costume de usar preto no luto, que dava um mar de tragédia e mistério. Outro exemplo foi a Rainha Vitória da Inglaterra que após a morte do marido, tomou o preto pra si, e fez luto até o fim da vida. (aliás, muita coisa que ela fez mudou a maneira de vestir e hábitos das mulheres, mas falaremos dela em outro momento).






O preto como ícone:
Posteriormente, ainda na Europa, Chanel inovou o guarda-roupa feminino não só com as peças mais leves e curtas, mas com as cores. Seus "tailers" eram sóbrios, de cores escuras (muitas vezes preta), quando bicolores, combinados também com cores neutras.
Em 1926 ela cria o primeiro tubinho preto que foi sucesso imediato.
Os estilistas deixaram seu legado com peças na cor preta, como Chanel, Balenciaga, Givenchy, Saint Laurent.



Daí em diante o vestido tubinho preto já não era mais sinônimo de luto e austeridade. Agora ele era prático, chique e moderno.
Na década de 1960 ele foi imortalizado pela maravilhosa Audrey Hepburn, usado no filme Bonequinha de luxo, criado pelo estilista Givenchy. 






O smoking andrógino de Saint Laurent, considerado icônico e transgressor.



Jacqueline Kennedy a esquerda no enterro no marido em 1963.



Lady Diana em 1994, com um dos seus vestidos mais emblemáticos, copiado por várias pessoas e ainda é até hoje.






O preto pode indicar também discrição, pode esconder sentimentos. Pessoas depressivas vestem preto, ou quando quando uma pessoa não quer demonstrar o que está sentindo veste preto, isso pode acontecer consciente ou inconsciente. Entretanto, combinado com outras cores pode gerar um efeito contrário, veja alguns exemplos:






Espero que tenham gostado, até a próxima.


Parte 1 - https://rafaelaraso.blogspot.com/2018/12/as-cores-influenciam-o-ser-humano-e.html


Fontes:
BUCKLAND, Raymond - O poder mágico das cores. Tradução José Rubens Siqueira de Madureira - São Paulo: Siciliano, 1989.
FISCHER-MIRKIN, Toby - O código do vestir - Os significados ocultos da roupa feminina. Tradução de Angela Melim - Rio de Janeiro: RACCO, 2001
LURIE, Alison - A linguagem das roupas. Tradução Ana Luiza Dantas Borges - Rio de Janeiro: RACCO, 1997