A Moda atual é apenas uma cópia do passado?

Olá, tudo bem com vocês?

Sempre se ouve falar que a moda é inovadora e artística, entretanto acreditar nisso pode ser um grande erro.  Algumas fotos feitas atualmente são tão parecidas com fotografias de editoriais antigos que isso até poderia soar como plágio
, mas na maioria dos casos como esse tipo de imagem não tem direito autoral, ou, se mudada um mínimo detalhe, não pode ser considerada plágio, por isso a maioria das pessoas faz isso sem grandes problemas. A especialista em história da moda Lilah Ramzi percebeu essa forte influência que os editorias de décadas passadas têm sobre as tendências atuais. E para expor essa constatação, Ramzi comparou fotos antigas e modernas em seu blog chamado “Part Noveau”, uma expressão usada para caracterizar algo criativo que foi inspirado ou reapropriado por algo já inventado. Vejamos alguns exemplos:

 As atrizes da década de 20 continuam sendo inspiração até hoje.

 Atualmente muitas marcas tem feito releituras de modelos antigos. Na foto apenas o estilo da foto foi "copiada".


Os editoriais de moda eram raros nas revistas e fotógrafos de moda eram poucos. Grandes produções eram feitas para esses editoriais.



As capas das revistas eram muito criativas.



Nossa "pequena notável" foi inspiração para muita gente e continua sendo.






A foto de Richard Avedon é considerada clássico da fotografia de moda hoje.





Comparações com Audrey Hepburn são feitas até hoje, mas nenhuma se compara a ela (isso é a minha opinião).






Twiggy não podia faltar nas listas das copiadas. A atriz foi ícone na década de 60.






A cantora Cher sempre foi considerada ícone de moda a ponta de inspirar coleções inteiras com eu visual único e peculiar.





Madona também está entre os astros da música que inspiram moda.








A dica Elizabeth Taylor considerada ideal de beleza até hoje.




A maior parte das imagens são capas de revistas de moda, mas em alguns casos as fotos inspiram coleções completas. Na minha opinião a moda tem se renovado pouco e as décadas passadas são de uma particularidade tão única que hoje, é difícil se inventar algo, pois quase tudo já foi inventado. Um professor disse numa ocasião que quando a humanidade está saturada ela passa a "copiar" as coisas do passado. Repare como estão em alta, os brechós, a mobília vinatge, arquitetura antiga. Acredito que em breve teremos uma grande renovação no estilo de vida, pois a humanidade está saturada. 

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Nenhum comentário: