Os símbolos nas etiquetas das roupas




     Todo mundo aí já se perguntou pra quê serve a etiqueta de uma roupa e se respondeu que só serve para incomodar ou coisa do tipo, não é mesmo?
     Mas não é bem assim. As etiquetas nas roupas são obrigatórias por lei e existem órgãos responsáveis para assegurar que o consumidor está comprando um produto que esteja com todas as especificações sobre o mesmo descritas na etiqueta e de que estas especificações não faltem com a verdade.
    O Código de Defesa do Consumidor determina que todos os produtos devem ser comercializados apresentando informações corretas sobre quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresente. Isso inclui os produtos têxteis.
     A etiqueta que acompanha o produto têxtil deve ser afixada de maneira a não se desprender da peça e deve trazer uma indicação do tamanho da peça, nome do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, composição e cuidados necessários para a conservação, que podem ser expressos por símbolos ou texto. A simbologia utilizada para descrever a forma de lavar, passar e secar produtos têxteis ainda é pouco conhecida por grande parte dos consumidores.
    Entretanto a etiqueta de uma peça de roupa, como sabemos, costuma ser pequena e suas especificações são colocadas em códigos, como vemos nas instruções de lavagem. O grande problema é que estes símbolos são desconhecidos pela maior parte dos consumidores e muitas vezes as roupas são manuseadas errado e estragam, rasgam, mancham porque não foram lavadas da maneira como deveriam.
      Apesar de desconhecidas, elas são autoexplicativas se você parar para prestar atenção vai perceber que que tanto seus símbolos quanto a ordem deles faz todo sentido.
A seguir veremos o que significa cada um deles, que estarão sempre nessa ordem:

  • Como lavar: o símbolo é sempre um balde, com a mão dentro é pra lavar a mão (óbvio!), quando tem uma bolinha dentro significa que a água deve estar sob alguma temperatura específica. Algumas colocam o valor dessa temperatura. Se tem uma linha horizontal em baixo do balde significa que a lavagem, se feita na máquina, deve ser utilizado modo leve, quanto mais linhas mais leve o processo deverá ser. 




  • Como alvejar: o triângulo indica como a roupa deve ser, se deve, alvejada. O símbolo sozinho indica que a peça pode ser alvejada com qualquer tipo de alvejante , enquanto o símbolo que possui as linhas na diagonal indica que o alvejante não pode conter cloro em sua composição.



  • Como secar (uso de tambor): este símbolo indica se a roupa pode ser secada em  máquina, com as bolinhas dentro indica a temperatura da secagem, seguindo a mesma lógica que a lavagem, assim como as linhas horizontais em baixo do símbolo.



  • Como secar naturalmente: existe ainda algumas etiquetas que indicam como a peça deve ser seca de maneira natural. Esse símbolo é um pouco mais difícil de se ver, mas é bom saber seu significado.
  • As linhas horizontais ou verticais dentro dos quadrados indicam qual o sentido que a roupa deve ser disposta no varal. Isso porque algumas fibras quando estão molhadas não podem ficar apenas presas pelas pontas pois podem lacear. 
  • Quando a linha está na horizontal a roupa deve ser disposta em superfície horizontal com a apoio de algum tecido que absorva a umidade até que ela esteja completamente seca. Esse tipo de secagem é indicada para tecidos nobres como lã ou seda.
  • A linha na diagonal indica que a roupa deve permanecer na sombra durante a secagem.



  • Como passar: o símbolo com o ferro é sobre a passadoria da roupa e a quantidade de bolinhas dentro indica a temperatura do ferro, quanto mais bolinhas mais alta a temperatura é permitida.

  • Lavagem a seco: a lavagem a seco consiste em um processo químico realizado em lavanderias onde a roupa é limpa com algum ou alguns produtos químicos específicos pois não podem passar por processo de lavagem comum. As letras indicam qual tipo de composição destes agentes químicos, e o símbolo com a letra "W" indica que a roupa pode passar por lavagem a úmido mas deve ser feita de maneira profissional. Todos os símbolos que tem a linha horizontal na parte de baixo, como já mencionei, indicam que a lavagem dever ser feita em processo suave.





Proibido: alguns processos são danosos para algumas roupas, por isso cada um deles será indicado pelo símbolo do processo com um "X" em cima. 

 
  


Algumas dicas de cuidados para melhor conservação de suas roupas:

  1. Deixar as roupas de molho ajuda na remoção de manchas e na limpeza de roupas brancas.
  2. O tempo ideal é de uma hora, mais do que isso, pode danificar o tecido;
  3. Roupas brancas podem ser ocasionalmente lavadas com água quente para manter o brilho;
  4. Água sanitária nunca deve ser utilizada em roupas coloridas;
  5. Tome sempre muito cuidado com as roupas compostas por dois tipos de tecidos, como os vestidos com forros. Pode ser que o tratamento adequado para o forro seja diferente do tratamento que o tecido de fora exige (na etiqueta deve conter a informação de ambos)
  6. Evite secar roupas claras sob o sol, porque resíduos de sabão podem provocar manchas, caso não tenham sido bem enxaguadas. É recomendável que as roupas coloridas e as de lã sejam secas à sombra;
  7. Roupas escuras devem ser preferencialmente passadas pelo avesso;
  8. Tente remover manchas das roupas antes de passá-las a ferro, porque o calor ajuda a fixar as manchas;
  9. As roupas brancas ou em cores claras devem ser lavadas separadamente das coloridas, para evitar que os corantes as manchem;
  10. Procure separar as roupas de acordo com o tipo ou quantidade de sujeira;
  11. Roupas que soltam muitos fiapos ou roupas muito pequenas devem ser lavadas em separado ou dentro de sacos de tecidos apropriados. (mas você pode usar uma fronha de travesseiro também)

Outras dicas importantes:

  • Leia atentamente a embalagem de sabões (em pedra ou em pó), alvejantes, amaciantes e outros produtos de lavagem. Nestas embalagens você deve encontrar indicações de como utilizar corretamente estes produtos evitando danificar suas roupas.
  •  Para economizar energia, procure utilizar a máquina de lavar na sua capacidade máxima e também acumular grande quantidade de roupas para o ferro de passar.
  • Reutilize a água da máquina para lavar outras roupas, por exemplo, use a água de enxague das roupas claras para lavar roupas escuras, use a água final para lavar o quintal, ou panos de chão ou mesmo, cobertores e camas do seu pet. É um gesto que além de econômico, contribui para o meio ambiente.
Espero que tenham gostado e até a próxima!


Nenhum comentário: