sábado, 20 de abril de 2013

Etiquetas e cuidados com as roupas.




     Todo mundo aí já teve se perguntou pra quê ser a etiqueta de uma roupa e se respondeu que esta só serve para incomoda ou coisa do tipo.
       Mas não é bem assim. As etiquetas nas roupas soa obrigatórias por lei e existem órgãos responsáveis para assegurar de que o consumidor está comprando um produto que esteja com todas as especificações sobre o mesmo descritas na etiqueta e de que estas especificações não faltem com a verdade.
       O Código de Defesa do Consumidor determina que todos os produtos devem ser comercializados apresentando informações corretas sobre quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresente. Isso inclui os produtos têxteis.
       A etiqueta que acompanha o produto têxtil deve ser afixada de maneira a não se desprender da peça e deve trazer uma indicação do tamanho da peça, nome do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, composição e cuidados necessários para a conservação, que podem ser expressos por símbolos ou texto. A simbologia utilizada para descrever a forma de lavar, passar e secar produtos têxteis ainda é pouco conhecida por grande parte dos consumidores.
       Entretanto a etiqueta de uma peça de roupa, como sabemos, costuma ser pequena e suas especificações são colocadas em códigos, como vemos nas instruções de lavagem.
    A seguir você verá o que significa cada símbolo e como lavar e conservar sua roupa de maneira correta. Não se esqueça essas simbologias devem ser seguidas para a melhor utilização e conservação de cada peça.
Os símbolos estão organizados na seguinte sequência:
Como lavar
Como alvejar
Como secar (uso de tambor)
Como secar naturalmente
Como passar

Dicas de cuidados para melhor conservação de suas roupas:

• Deixar as roupas de molho ajuda na remoção de manchas e na limpeza de roupas brancas.
O tempo ideal é de uma hora, mais do que isso, pode danificar o tecido;
• Roupas brancas podem ser ocasionalmente lavadas com água quente para manter o brilho;
• Água sanitária nunca deve ser utilizada em roupas coloridas;
• Tome sempre muito cuidado com as roupas compostas por dois tipos de tecidos, como os vestidos com forros. Pode ser que o tratamento adequado para o forro seja diferente do tratamento que o tecido de fora exige (na etiqueta deve conter a informação de ambos)
• Evite secar roupas claras sob o sol, porque resíduos de sabão podem provocar manchas, caso não tenham sido bem enxaguadas. É recomendável que as roupas coloridas e as de lã sejam secas à sombra;
• roupas escuras devem ser preferencialmente passadas pelo avesso;
• tente remover manchas das roupas antes de passá-las a ferro, porque o calor ajuda a fixar as manchas;
• as roupas brancas ou em cores claras devem ser lavadas separadamente das coloridas, para evitar que os corantes as manchem;
• procure separar as roupas de acordo com o tipo ou quantidade de sujeira;
• roupas que soltam muitos fiapos ou roupas muito pequenas devem ser lavadas em separado ou dentro de sacos de tecidos apropriados.

Outras dicas importantes:

• Leia atentamente a embalagem de sabões (em pedra ou em pó), alvejantes, amaciantes e outros produtos de lavagem. Nestas embalagens você deve encontrar indicações de como utilizar corretamente estes produtos evitando danificar suas roupas.
• Para economizar energia, procure utilizar a máquina de lavar na sua capacidade máxima e também acumular grande quantidade de roupas para o ferro de passar.
As etiquetas devem indicar os cuidados para a conservação do produto, através de texto ou símbolo, respeitando a seguinte ordem:

Nenhum comentário: